Grande Pr?mio de Portugal no renascer da luta pelo t?tulo

Rossi e Biaggi prometem duelo a 8 de Setembro. Valentino Rossi (23 anos de idade) é um piloto de excepção que domina actualmente o Campeonato do Mundo de Motociclismo na categoria de MotoGP. Além disso, é o único piloto activo a contar com...

Rossi e Biaggi prometem duelo a 8 de Setembro.

Valentino Rossi (23 anos de idade) é um piloto de excepção que domina actualmente o Campeonato do Mundo de Motociclismo na categoria de MotoGP. Além disso, é o único piloto activo a contar com tão grande número de vitórias consecutivas numa temporada, seja no que respeita ao Mundial de Motociclismo ou, por exemplo, no que respeita aos Mundiais de Fórmula Um e de Ralis.

Quando faltam seis provas para o final da temporada, Portugal incluído, Rossi conta já com oito triunfos em dez provas, sendo que sete são consecutivos. Um recorde de fazer inveja aos mais famosos nomes do desporto motorizado, como por exemplo, Michael Schumacher. Na verdade, o alemão da Ferrari ainda não foi além de nove vitórias numa temporada, nunca conseguiu até agora mais que quatro consecutivas numa época. Para obter uma melhor média, o Penta-Campeão do Mundo de F1 precisa de recorrer a resultados de duas temporadas, contudo fica-se com apenas seis primeiros lugares consecutivos.

Assim se pode ver o quanto o jovem piloto italiano tem dominado o ano de estreia das 4-tempos a seu belo prazer. No entanto, "El Doctore", e a Honda oficial, viram o seu domínio ser suplantado por Max Biaggi e pela sua YZR-M1 da Marlboro Yamaha Team no Grande Prémio da República Checa. Um triunfo para o qual a equipa vermelha muito tem trabalhado, mas que só em Brno foi possível. E, diga-se, não podia ter vindo em melhor altura para a Yamaha.

Antes da prova checa, a décima da temporada, já se faziam contas ao campeonato uma vez que a atribuição do título se podia decidir a favor de Rossi já no Estoril. No entanto, as crescentes prestações de Biaggi, agora com uma máquina ao nível da Honda, acabaram por dar frutos e relançar a disputa pelo ceptro, animando ainda mais o final da temporada e a prova portuguesa.

Mesmo que o italiano da Repsol Honda Team alcance o seu segundo triunfo consecutivo no traçado do Estoril, nunca será capaz de reclamar o seu quarto título Mundial. Situação similar verifica-se com Tohru Ukawa e Max Biaggi que, para lograrem a glória do ceptro neste ano de estreia da MotoGP, terão de conquistar de preferência, mais quatro vitórias e esperar que "El Doctore" não vá além dos 79 pontos, no caso do japonês, e dos 85, no caso do piloto da Yamaha.

-dca-

Be part of something big

Write a comment
Show comments
About this article
Series MotoGP
Drivers Michael Schumacher , Max Biaggi , Valentino Rossi , Tohru Ukawa
Teams Repsol Honda Team