Tragedia abala o Kartismo Brasileiro

Tragedia abala o Kartismo Brasileiro By Marc Zimmermann - Motorsport News International A MNI demorou muito para se pronunciar sobre o acidente no kart carioca, pois não queria ir na onda de todos que decidiram capitalizar em cima deste...

Tragedia abala o Kartismo Brasileiro By Marc Zimmermann - Motorsport News International

A MNI demorou muito para se pronunciar sobre o acidente no kart carioca, pois não queria ir na onda de todos que decidiram capitalizar em cima deste trágico acidente. Agora trazemos para você, nosso leitor, um relato neutro sobre o que aconteceu e uma crítica a quem quis capitalizar em cima deste incidente.

O incidente envolvendo o piloto Carlos Farias, que faleceu nesta quarta-feira em decorrência dos ferimentos graves do acidente de kart da primeira etapa da Liga Autonôma dos Pilotos no Rio de Janeiro está causando muita polêmica.

Os fatos são que a LAP organizou uma prova no kartódromo improvisado nos pits do autódromo (o mesmo circuito utilizado pela FAERJ durante o ano de 1998) e comunicou a PPE que estaria organizando a prova. A FAERJ comunicou a Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro que estaria se isentando da responsabilidade da prova, e a Prefeitura vetou a realização da prova, assim como o fez a PPE Empreendimentos.

A LAP buscou uma liminar, e conseguiu uma liminar para correr, que foi levada pelo próprio Carlos Farias para o autódromo. Quando a corrida de sua categoria começou, às 18:15, a iluminação já estava ficando precária.

A MNI conversou com todas partes envolvidas e ficou claro que o acidente foi uma fatalidade, pois poderia ter ocorrido em 1998, quando a organização era da FAERJ ou talvez até mesmo em outros kartódromos onde a segurança deixa a desejar, como muitos que todos nós conhecemos.

Agora é lamentável a frieza da Confederação Brasileira de Automobilismo de aproveitar a morte de um ser humano para tirar proveito próprio e criticar aos outros. Perderam uma excelente oportunidade de ficarem calados e cada um faria o julgamento que quisesse.

Muitos podem não concordar com os métodos do Sr. Nelson Piquet ou do Sr. Reginaldo Bufaiçal, e está claro que coisas devem mudar para que a possibilidade de acidentes como estes voltarem a acontecer sejam diminuidas o máximo possível. Mas aproveitar-se da dor de uma família inteira para se promover. Isto é uma vergonha.

Um leitor carioca, que até autorizou a divulgação do seu nome e-mail (que não faremos) fez uma colocação de alguém que esteve lá e não está do lado de ninguém.

"Como ex-piloto de Kart no Rio de Janeiro ,e atualmente , pai de piloto , sinto-me na obrigação de desabafar . Canalhice daqueles que querem capitalizar com a morte trágica , não só de um grande piloto, aguerrido e veloz , mas de um pai de família , que parte , deixando três filhos e uma família cheia de dor. Canalhice , porque o acidente foi no mesmo local onde as corridas organizadas pela FAERJ ,utilizaram como pista . Canalhice é ter que morrer alguém , para reconhecerem que aquela pista improvisada , é assassina , por ter estúpidas barreiras de pneus , guard-rails e muros , muito próximos de onde se passa com um kart em alta velocidade. O acidente de Cacá Farias não foi uma fatalidade , pois se fosse em um "kartódromo de verdade" , provávelmente haveria naquele ponto ,uma área de escape , e não uma barreira de pneus ; e nem a FAERJ , nem a Liga , previram isto . Estou neutro e não devo nada a ninguém , pelo contrário , devido a dois adiamentos , e consequentemente , obrigatoriedade de treinar por duas semanas a mais , acabamos ficando sem verba para a corrida , e meu filho não participou da mesma. Amigos pilotos , vocês são os donos do show , portanto , abram bem os olhos para que não sejam manipulados por gente que age em interesse próprio.

Muito cedo , desconfiei que Papai Noel e Coelhinho da Páscoa , não existiam , agora querem me contar que o Nelson Angelo Piquet , está disputando as provas do Campeonato Paulista , sob a chancela da CBA , para servir de "cobaia" em uma possível retaliação aos pilotos das Ligas .... é de fazer rir... (ou chorar). "

Be part of something big

Write a comment
Show comments
About this article
Series Kart , General
Drivers Nelson Piquet