IRL: Nashville Giaffone entre os tr?s melhores top drivers

IRL - Indy Racing League Harrah's Indy 200 - GP de Nashville ( Tenessee ) Giaffone faz experiência no primeiro treino Piloto da Hollywood Treadway acompanha passo a passo o desenvolvimento do motor e alterações no acerto do carro Helinho,...

IRL - Indy Racing League Harrah's Indy 200 - GP de Nashville ( Tenessee )

Giaffone faz experiência no primeiro treino

Piloto da Hollywood Treadway acompanha passo a passo o desenvolvimento do motor e alterações no acerto do carro

Helinho, Barrichello e Giaffone: os melhores entre os top drivers brasileiros

Nashville (Tenessee - EUA) _ O primeiro treino oficial para a chamada "corrida no concreto", como está sendo chamado este GP de Nashville (que acontece neste sábado às 21 horas), será um laboratório interessante para Felipe Giaffone e a equipe Hollywood Treadway. "Hoje (quinta) vou apenas me preocupar em acertar o carro para a classificação. Ainda estamos um pouco atrás de Cheever, Hornish e Sharp, mas o final de semana só começou agora, vamos ver o que acontece depois. Num primeiro treino não faz sentido que me preocupe com velocidade, mas sim com a evolução do conjunto chassis, motor e pneus em relação ao pouco que o carro desenvolveu na semana passada aqui em Nashville", aponta o piloto.

Terceiro colocado no campeonato, Giaffone sabe que se aproxima de um momento crucial não apenas na temporada, como em sua carreira. Por isso, o piloto acompanha passo a passo o desenvolvimento de seu motor, na luta para diminuir a diferença de maior potência conseguida nas últimas quatro provas pelas equipes equipadas com Ilmor e Infiniti.

"Sabemos que a pista vai escorregar bastante e que o desafio vai ser grande para todos. Vamos ver o que conseguimos depois de amoecer bastante os amortecedores", analisa o piloto da Hollywood Treadway, que ao lado do outro brazuca Airton Daré corre atrás de sua primeira vitória na Indy Racing League, o que seria a primeira vitória de um piloto verde e amarelo na temporada regular.

Entre os pilotos brasileiros que guiam nas chamadas categorias top do automobilismo (F-1, CART, IRL, Mundial de Marcas, NASCAR e FIA Rallye), Helio Castro Neves (2o na CART), Felipe Giaffone (3o na IRL) e Rubens Barrichello (3o na F-1) são aqueles que vêm obtendo desempenho mais expressivos na temporada. Barrichello e Giaffone ainda esperam chegar ao lugar mais alto do pódio, coisa que Helinho já fez duas vezes. Já em relação ao título, Helinho está mais perto da coroa, mas Giaffone ainda tem esperanças matemáticas de se sagrar campeão como um rookie, repetindo o feito de Juan Pablo Montoya, único campeão como estreante em categoria americana. <pre> Programação do final de semana da 9a etapa da IRL (já no horário de Brasília):

5a feira, 19 de julho: 1a Sessão de treinos livres - 19h às 20:30h 2a Sessão de treinos livres - 21:30h às 23h

6a feira, 20 de julho: 3a Sessão de treinos livres - 16:30h às 17:30h Qualifying (Treino para formação do grid de largada) - 18:45h às 20h Warm up (Treino de aquecimento) - 22h às 22:30h

Sábado, 21 de julho: Formação do grid - 20h Largada para as 200 voltas do GP de Nashville - 21h (previsão de duas horas de prova) Pódio da 9a etapa da IRL - 23h

Classificação Geral e Oficial da Indy Racing League após 8 das 13 etapas:

1 - Sam Hornish Jr. - 309 pontos. 2 - Buddy Lazier - 249 pontos. 3 - Felipe Giaffone e Eliseo Salazar - 217 pontos. 5 - Scott Sharp - 214 pontos. 6 - Billy Boat - 181 pontos. 7 - Eddie Cheever Jr. - 158 pontos. 8 - Airton Daré - 157 pontos. 9 - Buzz Calkins - 156 pontos. 10 - Jeff Ward - 144 pontos.

Classificação Oficial do Rookie of the Year (Calouro do Ano) na IRL:

1 - Felipe Giaffone - 217 pontos. 2 - Didier Andre - 110 pontos. 3 - Helio Castro Neves - 64 pontos 4 - Billy Roe - 45 pontos. 5 - Brandon Erwin - 40 pontos.

- Alexandre Peconick

Write a comment
Show comments
About this article
Series IndyCar
Drivers Juan Pablo Montoya