IRL: Kentucky: Giaffone focado s? na corrida

Sparta (Kentucky) _ Como ainda não conhecia o oval do Kentucky, o piloto da Hollywood Treadway, Felipe Giaffone só testou nos treinos de hoje o acerto de corrida, ou seja, só andou com o tanque cheio, ao contrário da maioria dos pilotos. Por...

Sparta (Kentucky) _ Como ainda não conhecia o oval do Kentucky, o piloto da Hollywood Treadway, Felipe Giaffone só testou nos treinos de hoje o acerto de corrida, ou seja, só andou com o tanque cheio, ao contrário da maioria dos pilotos. Por isso, foi o 17o colocado com o tempo de 25.802seg. a uma média de 209.286 milhas por hora, ou 336.731 km/h. O mais rápido do dia foi Eddie Cheever Jr., com 25seg.182 a uma média de 214.439 mph ou 345.032 km/h. O outro brasileiro, Airton Daré, foi o 20o colocado, com 25seg.897. No treino da tarde, todos os 22 carros melhoram suas marcas em relação ao treino da manhã.

"Obter uma boa classificação no grid aqui não é importante pois nesta pista é fácil demais ultrapassar. Como o Rick Treadway já tem um bom acerto de qualifying e vou usá-lo, hoje apenas treinei de tanque cheio, pensando só no acerto para a corrida. Por causa das ondulações da pista de Kentucky, eles mudaram o regulamento, permitindo que usemos mais pressão aerodinâmica. Isso cola mais o carro na pista, mas diminui sua velocidade final. Então quero preparar meu carro para uma corrida de 300 milhas onde muita coisa vai acontecer. Nem me interessa a posição em que fiquei no treino de hoje. Amanhã (sábado) começo a me preocupar com classificação", afirma o piloto da Hollywood Treadway, Felipe Giaffone.

E pelo que se viu hoje na pista do Kentucky, o brasileiro foi um dos únicos a adotar esta estratégia de andar sempre de tanque cheio. Segundo o engenheiro Mike Colliver, "é preciso se pensar na resistência do equipamento numa prova onde as ondulações intensas, a inclinação de 15 graus e o calor exigiram demais do conjunto". Apenas no warm up de sábado pela manhã Giaffone irá testar o setup de classificação.

O domínio hoje de Eddie Cheever Jr., ex-piloto da Fórmula 1, foi evidente desde as primeiras voltas do treino. Os motores Nissan/Infiniti de Cheever e Robbie Buhl voltam a chamar a atenção e atraem a cobiça de outros pilotos para o ano de 2001. O brasileiro Felipe Giaffone é dos que não descarta a possibilidade de correr com Infiniti já em 2002. "Seja por qual equipe for correr em 2002, seria fantástico se o meu carro tivesse esse foguete da Infiniti. Aliás, já é quase certo que para 2002 a Infiniti vai montar um super esquema que permitirá fornecer motores idênticos a 10 pilotos", revela Giaffone. Ainda segundo o piloto da Hollywood Treadway outras novidades em relação aos motores vão agitar os paddocks da IRL nos próximos anos. "Em 2003 uma mudança no regulamento vai tornar todos os motores mais leves, mais potentes, mais seguros e bem mais modernos. Me parece que essa foi uma exigência da Toyota, interessada em igualar os motores da CART e da IRL", esclarece Giaffone.

Programação do GP do Kentucky - 10a etapa da IRL (sempre com o horário de Brasília - Kentucky está uma hora a menos no fuso horário: <pre> Amanhã, sábado - 11 de agosto 10h às 11h - 3o Treino Livre Oficial (warm up do Treino de Classificação) 13h às 14:30h - Treino para formação do grid de largada do GP do Kentucky 17h às 17:30h - Warm up para o GP do Kentucky Domingo - 12 de agosto 14:30h - largada para as 300 Milhas do GP do Kentucky 16:45h - pódio do GP do Kentucky

-PAC

Write a comment
Show comments
About this article
Series IndyCar
Drivers Felipe Giaffone , Eddie Cheever , Robbie Buhl , Airton Daré , Rick Treadway