IRL: Giaffone pode ganhar t?tulo em St. Louis

IRL - Indy Racing League Gateway International Indy 250 - GP de St. Louis Giaffone chega à pista na qual tem maiores chances de vitória Piloto acredita que vantagem dos motores mais fortes será bem reduzida Brasileiro a um passo do título de...

IRL - Indy Racing League
Gateway International Indy 250 - GP de St. Louis

Giaffone chega à pista na qual tem maiores chances de vitória Piloto acredita que vantagem dos motores mais fortes será bem reduzida Brasileiro a um passo do título de Rookie of The Year já neste final de semana

A Indy Racing League chega à terra do blues trazendo muitas esperanças de vitória ao brasileiro Felipe Giaffone, que corre neste domingo às 16 horas o GP de St. Louis, 11a etapa do campeonato _ está previsto que o SPORTV transmite um VT completo às 20 horas. "Gosto muito de guiar nesta pista, onde já andei de Indy Lights em 98 e 2000. Por ser uma traçado onde existem duas curvas mais lentas que as outras duas, este é bem diferente dos demais ovais.

Então, acredito que aqui a vantagem dos motores Infiniti e Ilmor será bem reduzida, o que aumenta e muito as minhas chances. Penso em fazer uma grande corrida e sem dúvida que posso vencer, mas também ficarei feliz se chegar entre os três primeiros", afirma o piloto Felipe Giaffone da equipe Hollywood Treadway.

O traçado do oval de Madison, que fica no Estado do Illinois, é de 1.2 milha e sua configuração incomum oferece aos pilotos a opção de usarem trocas de marcha _ normalmente não se troca marcha nos ovais da IRL. "Nos treinos que fizemos aqui há três semanas fui o único dos 14 pilotos que trocou marchas.

Me dei bem porque fui o segundo, com quase nenhuma diferença para o Sam Hornish, que foi o primeiro, mas ainda não sei se usarei esta estratégia para o domingo, isso vai depender muito do acerto de asa dianteira e traseira que acharmos ideal", explica Giaffone. Segundo o piloto brasileiro a grande vantagem da troca de marcha é que ganha-se muita velocidade na saída das curvas e isso pode ser decisivo numa prova de 250 milhas em circuito onde há curvas com raios bem diferentes.

"O que me dá bastante motivação aqui neste GP de St. Louis é que esse conhecimento que tenho da pista pode ser decisivo para mim numa situação de corrida, muito mais ainda numa categoria como esta onde há tanto equilíbrio", acredita o piloto da Hollywood Treadway. Mecânicos, engenheiros e demais pilotos parecem concordar com Felipe Giaffone no quesito motores. "Tenho um foguete nas mãos, mas acho que aqui ele não terá muita valia. Vamos depender é de simples detalhes de acerto e de estratégia na pista", revela o americano Scott Sharp, que briga com Giaffone pelo terceiro lugar no campeonato.

Na verdade, o brasileiro da Hollywood Treadway tem até mesmo chances matemáticas de ser o vice-campeão logo no ano de sua estréia numa categoria top, o que já seria fantástico, mas o que de fato deve ser considerado é que ele está a menos de um passo do título de Rookie of The Year (Estreante do Ano 2001). "Para os americanos esse título tem uma importância muito grande e, sem dúvida ficarei muito feliz em ser anunciado já neste final de semana o ganhado desse troféu. Gostaria que os brasileiros dessem mais valor a essa conquista", reclama Giaffone.

Para tirar de Giaffone a taça do Rookie of The Year, o francês Didier André (que também andou na Indy Lights em 2000) teria que vencer pelo menos duas das três provas restantes e Giaffone teria que pelo menos não completar duas das três provas restantes. Pelo que ambos fizeram na temporada, parece ser muito improvável que isso aconteça.

Briga saudável entre os Rookies à parte, nos bastidores da categoria, muita movimentação, a começar pela demissão sumária de Greg Ray, piloto oficial da poderosa equipe Menards até o GP do Kentucky. Cansado de ver seu carro perder rendimento durante as provas, o chefão John Menards deu bye bye para o vencedor do GP de Atlanta (Ray) deste ano e contratou o jovem talento Jacques Lazier, irmão caçula do genial Buddy, que tem dominado as últimas provas do campeonato. Jacques tem um pódio e uma pole na temporada e promete fazer muito mais em sua nova equipe.

Na dança de cadeiras, o novato Anthony Lazzaro (campeão da F-Atlantic em 1999) substitui Jacques na equipe Sam Schmidt Motorsports e o também calouro Chris Menninga faz sua estréia na equipe Hemelgarn Racing, como companheiro (e talvez fiel escudeiro) de Buddy Lazier.

Com a narração de Lucas Pereira e os comentários de Lito Cavalcanti o SPORTV promete mais um show de transmissão desta categoria que está conquistando o fã do automobilismo adrenalina pura.

Programação oficial do GP de St. Louis da IRL (sempre no horário de Brasília - St. Louis está com fuso horário de duas horas a menos):

6a feira, 24 de agosto:
1o Treino Livre Oficial - 12:45 às 14:15 horas
2o Treino Livre Oficial - 17:45 às 18:45 horas

Sábado, 25 de agosto:
3o Treino Livre Oficial - 11:00 às 12:30 horas
Treino para formação do grid de largada - 14:00 às 15:15 horas
Warm up - 18:30 às 19:00 horas

Domingo, dia 26 de agosto:
16 horas - Largada para as 250 milhas do GP de St. Louis
18 horas - pódio do GP de St. Louis.

Classificação Geral e Oficial da Indy Racing League após 10 das 13 etapas:


1o - Sam Hornish Jr. - 374 pontos.
2o - Buddy Lazier - 349 pontos.
3o - Scott Sharp - 286 pontos.
4o - Felipe Giaffone - 265 pontos.
5o - Eliseo Salazar - 251 pontos.
6o - Billy Boat - 249 pontos.
7o - Buzz Calkins - 192 pontos.
8o - Al Unser Jr. - 185 pontos.
9o - Eddie Cheever Jr. - 182 pontos.
10o - Airton Daré - 180 pontos.
11o - Shigeaki Hattori - 177 pontos.
12o - Jeff Ward - 174 pontos.
13o - Greg Ray - 169 pontos.
14o - Robbie Buhl - 164 pontos.
15o - Sarah Fisher - 158 pontos.

Classificação do Rookie of the Year (Estreante do Ano na IRL):


1o - Felipe Giaffone - 245 pontos.
2o - Didier André - 138 pontos.
3o - Billy Roe - 79 pontos.
4o - Helio Castro Neves - 64 pontos.
5o - Brandon Erwin - 40 pontos.

-Hollywood

Be part of something big

Write a comment
Show comments
About this article
Series IndyCar
Drivers Buzz Calkins , Sarah Fisher , Greg Ray , Felipe Giaffone , Eddie Cheever , Al Unser Jr. , Robbie Buhl , Shigeaki Hattori , Eliseo Salazar , Buddy Lazier , Jeff Ward , Didier André , Scott Sharp , Billy Boat , Airton Daré , Brandon Erwin , Billy Roe , Anthony Lazzaro , Chris Menninga , Sam Schmidt , Sam Hornish Jr.