IRL: Giaffone GP de Richmond

Giaffone bate recorde da pista de Kansas em treino livre Nova pista será um bom desafio para todos os pilotos na corrida do dia 8 de julho Piloto da Hollywood Treadway chegará amanhã em Richmond para a 7a etapa da IRL no sábado á noite IRL é...

Giaffone bate recorde da pista de Kansas em treino livre Nova pista será um bom desafio para todos os pilotos na corrida do dia 8 de julho Piloto da Hollywood Treadway chegará amanhã em Richmond para a 7a etapa da IRL no sábado á noite IRL é sucesso de público nos Estados Unidos

Quando Felipe Giaffone tem o carro nas mãos ficou comprovado que ele voa baixo e mostra resultados na Indy Racing League. Ontem (segunda) à noite o piloto da Hollywood Treadway finalizou uma sessão de treinos em Kansas City e depois de quase 250 milhas rodadas bateu o recorde de velocidade da pista, fazendo 213.455 mph, ou 343.45 km/h no oval de uma milha e meia. "Meu carro aqui está fantástico, tanto o titular como o reserva e pude finalmente sentir o gostinho de ser o primeiro, ainda que num treino. Não vejo a hora de chegar a corrida, pois sei que aqui tenho um melhor acerto", explica Giaffone, que durante mais de quatro horas testou todos os tipos de suspensões possíveis para um circuito de inclinação muito baixa.

Para se ter uma idéia da marca de Giaffone (realizada em um treino particular), Greg Ray, Sam Hornish Jr., Eddie Cheever e Jeff Ward, pilotos que costumam ser mais rápidos do que o brasileiro em treinos, alcançaram há apenas três dias (nas mesmas condições de pista) velocidades entre 210 e 212 mph neste novo circuito, construído especialmente para a IRL. A prova de Kansas City, que acontece apenas no dia 8 de julho, será a 8a etapa do campeonato e já teve todos os seus 90 mil ingressos vendidos. Será até o momento o maior público da IRL fora as 500 Milhas de Indianápolis. "Aqui os carros não vão poder andar colados e o braço vai valer muito na hora de tentar uma ultrapassagem. Um desafio para todos. É uma pista moderna e digna de uma categoria tão forte como a IRL", acredita o piloto da Hollywood Treadway que amanhã desembarca em Richmond (Virgínia) para disputar neste sábado, dia 30, ás 21 horas a sétima etapa da IRL em um oval de apenas 0,75 milha.

IRL é a categoria fórmula com maior público nos Estados Unidos Para mostrar que a Indy Racing League (IRL) não é apenas a categoria das 500 Milhas de Indianápolis, a organização da prova divulgou o público presente nas outras provas já realizadas na temporada. É claro que devido ao fato do Indianapolis Motor Speedway ser o maior autódromo do mundo, 400 mil dos seus 500 mil lugares estiveram tomados e por conta disso as 500 Milhas estão na liderança mundial em termos numéricos de público.

Contudo, percentualmente os demais ovais também fizeram bonito. Em Dallas, por exemplo, dos 100 mil lugares, 80.500 estiveram ocupados, em Atlanta, 35 mil dos 80 mil, já em Richmond a previsão é que 70 mil dos 80 mil existentes também estarão com fãs esfuziantes do automobilismo.

Para Kansas e Nashville a previsão é de casa cheia. Além dos 90 mil em Kansas, 110 mil em Nashville. Nestas duas cidades, que inauguram seus ovais com as provas da IRL, de fato nenhum assento estará desocupado. Em matéria de corridas, apenas a NASCAR supera a IRL dentro dos Estados Unidos. E, segundo as estatísticas mais recentes da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), média de público como esta assistindo in loco a uma corrida neste planeta só há na Fórmula 1, que é o carro chefe do esporte.

Não é à toa que o todo poderoso da FIA, Bernie Ecclestonne já está flertando há algum tempo com a Indy Racing League. Depois da chegada do GP dos EUA à Indianápolis e do anúncio já feito dos motores Toyota e Ford na IRL, Bernie estará presente de corpo e alma ao GP de Kansas City para conferir o crescimento da categoria que Toni George (Presidente do Indy Motor Speedway) não deixou morrer após a cisão com a CART em 1996. Hoje a IRL é única categoria top do tipo fórmula criada nos Estados Unidos que é filiada á FIA.

<pre> Classificação Geral e Oficial da Indy Racing League após 6 das 13 etapas: 1o - Sam Hornish Jr. (Pennzoil Panther Racing) - 229 pontos 2o - Eliseo Salazar (Harrah´s A J Foyt Racing) - 173 pontos 3o - Scott Sharp (Delphi Auto System Racing) - 171 pontos 4o - Buddy Lazier (Hemelgarn Racing) - 167 pontos 5o - Felipe Giaffone (Hollywood Treadway Racing) - 166 pontos 6o - Billy Boat (CURB Records Racing) - 147 pontos 7o - Jeff Ward (Heritage Motorsports) - 120 pontos 8o - Buzz Calkins (Bradley Motorsports) - 119 pontos 9o - Greg Ray (Team Menards) - 115 pontos 10o - Airton Daré (Team Xtreme Racing) - 114 pontos

Classificação Oficial do Rookie of the Year (Calouro do Ano) na IRL: 1o - Felipe Giaffone (Hollywood Treadway Racing) - 166 pontos 2o - Helio Castro Neves (Penske Team Racing) - 64 pontos 3o - Didier André (Galles Racing) - 64 pontos 4o - Brandon Erwin (Heritage Motorsports) - 46 pontos 5o - Casey Mears (Galles Racing) - 40 pontos

Próxima etapa da IRL: SunTrust INDY Challenge - GP de Richmond (Virgínia - EUA) Sábado às 21 horas de Brasília. 250 voltas no circuito de 0.75 milhas.

-Alexandre Peconick

Be part of something big

Write a comment
Show comments
About this article
Series IndyCar
Drivers Buzz Calkins , Greg Ray , Felipe Giaffone , Eddie Cheever , Casey Mears , Eliseo Salazar , Buddy Lazier , Jeff Ward , Didier André , Scott Sharp , Billy Boat , Airton Daré , Brandon Erwin , Sam Hornish Jr.
Teams Team Xtreme , Panther Racing