IRL: Gateway: Giaffone larga na terceira fila no GP St. Louis

Giaffone larga em sexto sem ainda ter andado hoje Chuva cancela treino de classificação e pilotos vão largar conforme posição das equipes no campeonato Em 4o no campeonato, Giaffone larga em 6o porque equipe não classificou carro 21 para as...

Giaffone larga em sexto sem ainda ter andado hoje Chuva cancela treino de classificação e pilotos vão largar conforme posição das equipes no campeonato
Em 4o no campeonato, Giaffone larga em 6o porque equipe não classificou carro 21 para as 500 Milhas de Indianápolis

St. Louis (Missouri - EUA) - A chuva decidiu hoje as posições do grid de largada para o GP de St. Louis, que acontece amanhã (domingo) às 16 horas (o SPORTV mostra o VT completo às 20 horas). Sem possibilidades de ter um intervalo de uma hora e 15 minutos para realizar o qualifying (que desse a todos os carros as mesmas condições de pista) os promotores da IRL decidiram por cancelar o qualifying. Dessa forma, o regulamento da Indy Racing League determina que os pilotos devem largar conforme a posição de suas equipes no campeonato. O brasileiro Felipe Giaffone largará na sexta colocação ainda que seja o 4o no campeonato de pilotos. A explicação é simples: a equipe Hollywood Treadway não classificou o carro 21 para as 500 Milhas de Indianápolis, então Giaffone não pode contar os pontos de sua 10a posição nesta prova para o Campeonato de Equipes. O outro brasileiro, Airton Daré largará em 10o.

Ainda que não tenha sido realizado o treino de classificação a IRL programou um treino livre para às 14 horas e o warm up da corrida de amanhã, também ainda hoje às 19 horas. Esta é a primeira vez na temporada que um problema climático obriga a um cancelamento do treino que define as posições do grid. A decisão foi tomada às 10:15 hora local (12:15 no horário de Brasília) após minuciosa análise dos canais de tv relacionados à previsão do tempo. Sam Hornish Jr., líder do campeonato vai então largar em primeiro, tendo Buddy Lazier ao seu lado na primeira fila. Fechando a terceira fila, o piloto da Hollywood Treadway, Felipe Giaffone vê algumas vantagens nesse cancelamento do qualifying.

"Esse cancelamento foi bom para mim, pois fui o único na sexta a andar com o acerto de corrida, então já sabemos o que fazer para amanhã (domingo) e já ganhamos bastante tempo na luta por um bom acerto. Temos uma vantagem em relação às outras equipes, mas isso pode não significar tanto se continuar a chover muito, uma vez que a água da chuva lava o emborrachamento da pista. E se ficar uma loteria, aquele que conseguir achar o melhor acerto nos últimos momentos do warm up, vai voar na corrida", esclarece Felipe Giaffone, já preocupado em correr para acertar os detalhes do carro para o último treino livre.

O brasileiro quer evitar confusão logo na largada e nas primeiras voltas. Como a pista de Gateway é mais estreita e mais travada do que as outras da temporada, dá para prever que algo pode acontecer. Sobre um possível choque entre Hornish Jr. e Buddy Lazier, que largam juntos na primeira fila e disputam ponto a ponto o título de 2001, Giaffone é categórico: "Não ficaria chateado se os dois fossem parar fora da pista logo no início", dispara. Para o brasileiro, além da expectativa do título de Rookie of the Year (Estreante do Ano em 2001) a prova de amanhã representa a chance real de sua primeira vitória e a afirmação definitiva do automobilismo brasileiro dentro da categoria top mundial que mais cresceu este ano.

Esta é a primeira vez que a IRL está disputando uma corrida no oval de Madison, localizado a 15 minutos de carro do centro de St. Louis, uma das capitais do blues. A expectativa é a de que um público de 40 mil pessoas esteja acompanhando amanhã a antepenúltima etapa do campeonato da IRL, decisiva para o título, muito mais decisiva para a pretensão de muitos outros pilotos em fechar bem o ano. <pre>

GRID OFICIAL DE LARGADA PARA O GP DE ST. LOUIS - GATEWAY INDY 250:

1o - Sam Hornish Jr. 2o - Buddy Lazier 3o - Scott Sharp 4o - Eliseo Salazar 5o - Billy Boat 6o - Felipe Giaffone 7o - Buzz Calkins 8o - Al Unser Jr. 9o - Eddie Cheever Jr. 10o - Airton Daré 11o - Shigeaki Hattori 12o - Jeff Ward 13o - Jacques Lazier 14o - Robbie Buhl 15o - Sarah Fisher 16o - Donnie Beechler 17o - Alex Barron 18o - Robby McGehee 19o - Mark Dismore 20o - Didier Andre 21o - Billy Roe 22o - Chris Menninga 23o - Anthony Lazzaro

Programação oficial do GP de St. Louis da IRL (sempre no horário de Brasília - St. Louis está com fuso horário de duas horas a menos): Domingo, dia 26 de agosto: 16 horas - Largada para as 250 milhas do GP de St. Louis 18 horas - pódio do GP de St. Louis.

-PAC

Be part of something big

Write a comment
Show comments
About this article
Series IndyCar
Drivers Buzz Calkins , Robby McGehee , Sarah Fisher , Felipe Giaffone , Eddie Cheever , Al Unser Jr. , Robbie Buhl , Shigeaki Hattori , Eliseo Salazar , Buddy Lazier , Jeff Ward , Didier André , Scott Sharp , Billy Boat , Airton Daré , Mark Dismore , Jaques Lazier  , Donnie Beechler , Billy Roe , Alex Barron , Anthony Lazzaro , Chris Menninga , Sam Hornish Jr.