Copa Espron volta com novidades de Autsdromo Nelson Piquet

COPA ESPRON 2001 7a E 8a ETAPAS ESPRON está de volta em Brasília com força total e novidades Flavio de Andrade estréia o novo modelo 2001 da categoria Mais rápido, mais seguro e mais bonito. Estes são os principais conceitos do ESPRON...

COPA ESPRON 2001
7a E 8a ETAPAS

ESPRON está de volta em Brasília com força total e novidades Flavio de Andrade estréia o novo modelo 2001 da categoria

Mais rápido, mais seguro e mais bonito. Estes são os principais conceitos do ESPRON 2001 que o piloto Flavio de Andrade está estreando neste final de semana no Autódromo Nelson Piquet em Brasília, quando acontecem a 7a e 8a etapas da Copa ESPRON em Brasília. Também a Capital Federal está com fôlego renovado, já que seu automobilismo volta com três categorias; a Fórmula 3 Sul-Americana, a ESPRON e a Turismo já realizaram seus primeiros treinos hoje (sexta-feira). Por dois meses o Autódromo esteve fechado devido a dois acidentes fatais, um deles com o piloto de Stock Car, Laércio Justino.

"O novo ESPRON tem uma carenagem mais leve, mais resistente e bem mais aerodinâmica. Com esse carro acertadinho acho que podemos ser um segundo mais rápido no final da reta em relação à versão anterior", afirma o piloto Flavio de Andrade que está em 4o lugar na Copa ESPRON 2001 a 40 pontos do líder Sandro Ferrari. "Como ainda faltam no mínimo oito etapas _ podem ser 10 se duas que foram canceladas tiverem uma data adequada _ e o meu carro está evoluindo bastante, acho que ainda posso ser campeão", acredita o piloto. Só para se ter uma noção do quanto o novo modelo ESPRON representa, basta dizer que o ESPRON 2000 atingia a velocidade máxima de 199 km/h no final da reta de Brasília, enquanto o 2001 chega a 206 km/h.

Outra boa novidade nos bastidores da Esporte Protótipo Nacional é a chegada dos motores Vectra em Brasília. Dois dos 13 carros do grid brasiliense estão equipados com esses motores: o de Fernando Fucs e o de Aluísio Albuquerque. Até então, o regulamento da ESPRON estipulava que todos os carros da categoria deveriam usar o BMW. "Essa chegada do Vectra é uma experiência que decidimos fazer e está se apresentando como uma solução interessante, que vai baratear a categoria, trazendo mais carros para o grid. Só em termos de compra, o BMW custa 6.500 dólares, enquanto o Vectra nacional (também 2.0) não chega a 4 mil. Eu também devo experimentar esse motor neste final de semana, mas não pretendo usá-lo na competição", afirma Flavio.

Os treinos desta sexta tiveram o piloto Evandro Leuman como o mais rápido, marcando o tempo de 2min.10Seg.667. Flavio de Andrade foi o 6o colocado com o tempo de 2min.12Seg.075. Na primeira sessão do dia, o carro de Flavio de Andrade estava instável, saindo um pouco de frente e isso fez com que o piloto não saísse da 9a colocação entre os 13 carros.

Sobre a reabertura do Autódromo de Brasilia, Flavio de Andrade é categórico: "Este é certamente um dos autódromos mais seguros do país e não deveria ter ficado interditado por tanto tempo", diz o piloto. Aprovado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o traçado de Brasília é atualmente o maior do país tendo 5.475 metros em sua extensão.

Os cinco primeiros dos treinos livres desta sexta-feira para a 7a etapa da Copa ESPRON:

1. - Evandro leuman - 2.09.211 2. - Cefas Oliveira - 2.10.667 3. - Patrick Roosevelt - 2.10.912 4. - Sandro Ferrari - 2.10.922 5. - Waltinho Ferrari - 2.11.713 6. - Flavio de Andrade - 2.12.075

-FIA F3-

Be part of something big

Write a comment
Show comments
About this article
Series General
Drivers Nelson Piquet
Tags BRFE