F3

Piquet lan?a equipe de F3

By Marc Zimmermann - Motorsport.com, Pitstop.com.br O Tricampeão mundial de F-1 Nelson Piquet lançou ontem a sua própria escuderia de automobilismo: a Piquet Sports. A equipe foi montada para disputar, ainda em 2001, a temporada de F-3 ...

By Marc Zimmermann - Motorsport.com, Pitstop.com.br

O Tricampeão mundial de F-1 Nelson Piquet lançou ontem a sua própria escuderia de automobilismo: a Piquet Sports. A equipe foi montada para disputar, ainda em 2001, a temporada de F-3 Sul-americana. Um dos seus filhos, Nelson Ângelo Piquet estréia no automobilismo profissional como piloto da Piquet Sports. Aos 15 anos, ele é tricampeão brasileiro de Kart. No próximo dia 5 de agosto, irá disputar a primeira corrida pela nova escuderia, na etapa do campeonato que irá se realizar no Autódromo de Brasília.

Pela primeira vez, um carro de competição foi mostrado primeiro a população de Brasília. O carro percorreu as principais avenidas, parando nos locais turísticos da cidade. Na festa de lançamento da equipe, realizado no estilo das grandes equipes internacionais, o carro e piloto foram apresentados por meio de multimídia e show de luzes e fumaça.


Nelson Angelo Piquet On the Praça dos 3 Poderes in Brasilia. Photo by Pitstop.com.br.

Num investimento total de 500 mil dólares para a temporada 2001, a Piquet Sports contará com três patrocinadores masters: Autotrac, CEB (Companhia de Eletricidade de Brasília) e Qualcomm (telecomunicações). A equipe começa formada pelo piloto Nelsinho Piquet, quatro mecânicos e o engenheiro de competição Felipe Vargas como chefe da equipe. Na solenidade Piquet, fez uma comparação com relação ao seu tempo na F3 Inglesa.

"Há 23 anos fui correr na F 3 Inglesa, com um engenheiro e dois mecânicos. O engenheiro era eu mesmo e os mecânicos eram dois amigos."

Nelsinho entra no meio da temporada da F3 Sul-americana porque irá completar 16 anos, idade mínima para concorrer na categoria, apenas no dia 25 de julho. Neste ano, ele irá pilotar o que é considerado hoje o melhor carro para a F-3: um veículo montado com chassi Dalára 2001 (marca italiana) e motor Mugen (fabricação japonesa e preparação inglesa).


Nelson Angelo Piquet On the Brasilia track. Photo by Pitstop.com.br.

O carro pode chegar a até 270 km/h, num circuito oval como o do Rio de Janeiro. Para estrear em agosto, Nelsinho Piquet rodou cerca de seis mil km durante treinos no Autódromo de Brasília. Durante toda sua carreira, já percorreu cerca de 100 mil km, o equivalente a quase oito voltas ao redor da Terra.

Os planos da Piquet Sports, incluem a participação de Nelsinho na F3 Sul-americana durante três anos, dois ou três na F-3 européia e, finalmente a F1. São basicamente os planos de qualquer piloto brasileiro, sendo que a grande diferença é fato do seu "manager" ser tricampeão mundial de F1 e seu pai.

Be part of something big

Write a comment
Show comments
About this article
Series F3
Drivers Nelson Piquet , Felipe Vargas