Fittipaldi confirmado em eventos 2003

(Miami, EUA) O brasileiro Christian Fittipaldi confirmou sua participação em três provas, no tradicional circuito norte-americano de Daytona, no próximo mês de fevereiro. O piloto deixou a CART -- e as corridas de Fórmula -- no final da ...

(Miami, EUA) O brasileiro Christian Fittipaldi confirmou sua participação em três provas, no tradicional circuito norte-americano de Daytona, no próximo mês de fevereiro. O piloto deixou a CART -- e as corridas de Fórmula -- no final da temporada 2002 para se dedicar a um novo desafio: competir na NASCAR, a categoria de automobilismo mais popular nos EUA e uma das mais importantes no cenário mundial.

Christian assinou um contrato de três anos com a equipe Petty Enterprises da NASCAR. O time pertence ao lendário Richard Petty (ex-piloto e maior vencedor da categoria com 200 vitórias e sete títulos conquistados). O ano de 2003 será de aprendizado para Fittipaldi, por isso o brasileiro programa fazer um "mix" de provas na Winston Cup - principal divisão da NASCAR -, na Busch Series e na ARCA.

Endurance

Porém, antes de iniciar seu ano na Stock norte-americana, Christian Fittipaldi aceitou convite para participar das famosas 24 Horas de Daytona, prova de longa duração que faz parte do calendário mundial de Endurance assim como as 24 Horas de Le Mans. O brasileiro pilotará um protótipo Chevrolet Doran JE4 Daytona, que está em fase final de testes. A prova em Daytona está marcada para os dias 01 e 02 de fevereiro.

ARCA

No dia 08 de fevereiro, Fittipaldi (com o time Petty Enterprises) participa da etapa de Daytona da ARCA -- uma espécie de categoria de base da NASCAR e que utiliza os mesmos equipamentos da Winston Cup. A diferença está na preparação dos motores e nos tipos de pneus utilizados na categoria, no caso a série usa compostos de borracha da marca Hoosier.

Winston Cup

Christian confirmou, também, sua participação nas 500 Milhas de Daytona -- uma das mais tradicionais provas da NASCAR e o evento de abertura do calendário da categoria. A disputa acontece no dia 16 de fevereiro no circuito tri-oval da Flórida. Fittipaldi competirá pela equipe Andy Petree, já que neste primeiro ano seu acordo com a Petty Enterprises não incluia sua participação em Daytona.

A classificação para as 500 Milhas de Daytona -- evento batizado de Gatorade 125s -- está marcada para quinta-feira, dia 13/02. Será piloto contra piloto num sistema eliminatório onde, em baterias, os carros entram na pista e disputam uma corrida de 125 voltas. Apenas os melhores nestas baterias terão vaga garantido para a final: Daytona 500.

"Quando fevereiro terminar, todos estarão cansados de ver o Christian em Daytona", brinca Richard Petty - dono da equipe do brasileiro na NASCAR. "E estou satisfeito, pois ele correrá as 24 Horas e a prova da ARCA. Além das 500 Milhas com o carro de Andy Petree", completou.

-re-

Write a comment
Show comments
About this article
Series ARCA , Grand-Am , NASCAR Cup
Drivers Christian Fittipaldi , Richard Petty , Andy Petree