BUSCH: CHAMPCAR/CART: Fittipaldi ser? piloto exclusivo da NASCAR em 2003

(São Paulo) O brasileiro Christian Fittipaldi, a partir de 2003, será piloto exclusivo da NASCAR - a categoria de automobilismo mais popular dos EUA. Na última semana, Christian assinou um contrato de três anos com a equipe Petty Racing, o...

(São Paulo) O brasileiro Christian Fittipaldi, a partir de 2003, será piloto exclusivo da NASCAR - a categoria de automobilismo mais popular dos EUA. Na última semana, Christian assinou um contrato de três anos com a equipe Petty Racing, o time norte-americano de maior prestígio dentro da modalidade.

Nos últimos seis anos, Christian Fittipaldi defendeu a equipe Newman Haas da CART (Championship Auto Racing Teams) - a antiga Fórmula Indy - onde participou, até agora, de 125 Grandes Prêmios e alcançou duas vitórias e uma pole- position.

"Com certeza, esta é a maior mudança dentro de minha carreira no automobilismo. E posso dizer que estou eufórico com a situação. Além disso, muito animado e ansioso para começar a trabalhar", comentou Fittipaldi em Charlotte, Estados Unidos, onde fez o anúncio oficial nesta quarta-feira (07/08).

"Esta é uma oportunidade dos sonhos de qualquer piloto profissional. Um contrato de três anos com uma das principais equipes da categoria e que tem um nível de profissionalismo elevadíssimo e uma estrutura invejável. Isso é fundamental para o desenvolvimento do trabalho. E se não fosse assim, eu não teria aceitado o acordo", completou o piloto.

O planejamento de Christian Fittipaldi em 2003, na NASCAR, indica a participação do piloto em 12 provas da Winston Cup, 12 etapas da Busch Series e outras 12 corridas da ARCA - categoria regional que utiliza os mesmos equipamentos. A idéia é preparar-se para a disputa integral da Winston Cup em 2004.

Equipamento

Veículo Dodge com motor aspirado de 5,9 litros Magnum V8 e 750 HP a 8.200 rpm. Equipado com câmbio manual de quatro velocidades e freio a disco nas quatro rodas. O carro usa gasolina especial de competição e pode atingir uma velocidade superior a 320 Km/h.

Patrocínio

A equipe Petty Racing tem como um dos seus principais patrocinadores a Coca Cola Company. Assim como os demais piloto do time, Christian fará parte da família Coca-Cola e terá participação em ações promocionais e de marketing da empresa dentro dos Estados Unidos.

Histórico de Christian

Christian foi vice-campeão da Fórmula Ford 2000 em 1988. Campeão brasileiro de Fórmula 3 em 1989. Campeão sul- americano de Fórmula 3 em 1990. E campeão da Fórmula 3000 Internacional em 1991.

Em 1992, o brasileiro ingressou na Fórmula 1 onde defendeu as equipes Minardi e Arrows. Disputou 40 GPs na categoria e seu melhor resultado foi um quarto lugar nos Grandes Prêmios da África do Sul (1993), Pacífico (1994) e Alemanha (1994).

Em 1995, Christian desembarca nos EUA para correr na Fórmula Mundial (Indy) pela equipe Walker. No ano seguinte, transfere-se para a Newman Haas (time que defende até hoje). Na Indy venceu os GPs Road América (1999) e Fontana (2000). Foi pole-position na etapa brasileira de 1999. Além disso, chegou em segundo lugar na edição de 1995 das 500 Milhas de Indianápolis.

Christian Fittipaldi na NASCAR

Em 2001, Christian Fittipaldi tornou-se o primeiro piloto brasileiro na história a se classificar e correr de uma prova da NASCAR. Christian participou da etapa de Miami da Busch Series (espécie de categoria de acesso da modalidade), em novembro, no circuito oval de Homestead.

Em 2002, o brasileiro participou da etapa de Gateway - dia 20/07 - e realizou outra façanha: classificou-se em quinto lugar no grid de largada da prova. O melhor resultado de um piloto estrangeiro na história da NASCAR Busch Series. Ainda, Christian tem programado a sua participação nas etapas de Richmond e Kansas no mês de setembro e, também Phoenix em novembro.

-re/vd-

Be part of something big

Write a comment
Show comments
About this article
Series ARCA , IndyCar , NASCAR XFINITY
Drivers Christian Fittipaldi