Campos dos Goytacazes 23 de fevereiro de 2003

Rally Cross Country Irmãos Melo são vice no Rally do Petróleo na categoria Production Carros Dupla atual bicampeã brasileira de rally na categoria faz segundo melhor tempo na abertura do campeonato brasileiro de 2003. Reinaldo ...

Rally Cross Country
Irmãos Melo são vice no Rally do Petróleo na categoria Production Carros

Dupla atual bicampeã brasileira de rally na categoria faz segundo melhor tempo na abertura do campeonato brasileiro de 2003. Reinaldo Varela/Edgar Fabre, da mesma equipe, ficaram em sexto

Os irmãos René e Marcus Melo, da Equipe Greco (Mitsubishi/BFGoodrich/Garrett/Scorro), foram os vice campeões do Rally do Petróleo entre os carros da categoria Production. A prova, realizada em Campos dos Goytacases, RJ, neste final de semana, abriu a temporada 2003 do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e da Copa Baja.

Em uma competição marcada pelo calor excessivo -- o que não permitiu que os pilotos acelerassem fundo devido ao perigo de superaquecimento nos motores -- e pelas quebras dos veículos, a dupla Melo ficou apenas 1,38 minuto atrás dos campeões Ricardo Brogim e Ricardo Yamassaki. Os irmãos Melo são os atuais bicampeões brasileiros na categoria em que competem e buscam o tricampeonato consecutivo em 2003 com uma picape Mitsubishi L200 RIII.

"A constância nos garantiu o bom resultado. Não aceleramos o quanto quisemos, para não correr o risco de superaquecer o motor nos trechos de areia", contou o piloto René. "Foi nosso primeiro passo na busca do tricampeonato", ressaltou.

Na Super Production, os atuais campeões brasileiros de rally na categoria, Reinaldo Varela e Edgar Fabre, fizeram o sexto menor tempo entre todos os carros inscritos. Varela teve problemas com a mangueira do radiador e perdeu dez minutos com a Mitsubishi L200 Evolution II Diesel atolada em um trecho de lodo. "Nosso carro encheu de água e tivemos de utilizar um copo e uma mangueira para tirar o excesso de dentro da cabine", disse o piloto.

A vitória na categoria ficou para a dupla Édio Füchter e Milton Pereira, com uma picape S10 da Chevrolet Rally Team, que totalizaram 2h21min25seg de prova. Klever Kolberg e Lourival Roldan, que venceram o prólogo e o primeiro dia, não conseguiram repetir a mesma performance. Com problemas no carro, terminaram em quinto lugar no geral. O estreante Ingo Hoffmann, ao lado de Alberto Zoffmann, teve problemas nos dois dias, terminando na 13ª posição da Super Production.

O rally foi uma verdadeira prova de sobrevivência. As trilhas fechadas, a areia e o lodo foram um teste e tanto para os veículos que ainda se ajustavam para a temporada 2003. A prova de hoje passou pelo mesmo percurso do de ontem. Foram 130 quilômetros -- 93 deles cronometrados -- em meio a trechos de areia, dunas, mata fechada, praias e lodos. Vários dos 54 carros, cinco caminhões e 56 motos e quadriciclos atolaram ou quebraram, a exemplo de ontem (22/02).

A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country será o Rally Rota Sul, dias 17 a 21 de abril, no Rio Grande do Sul.

<pre> Resultados por categoria Carros

Production Diesel

1. Ricardo Brogim/Ricardo Yamassaki             2h30'
2. René Frederico/Marcus Melo                   2h31'38"
3. Anderson Guimarães/Francisco Penteado        2h31'45"

Super Production Diesel

1. Édio Füchter/Milton Pereira                  2h21'25"
2. Ulysses Marinzeck/Wallace Schimidt           2h38'44"
3. Rinaldo Pirro/Carlos Martinatti              2h55'11"
4. Alexandre Spina/Alessandro                   3h02'34"
5. Klever Kolberg/Lourival Roldan               3h03'22"
6. Reinaldo Varela/Edgar Fabre                  3h05'53"

</pre> A Equipe Greco

A Equipe Greco (Mitsubishi/BFGoodrich/Garrett/Scorro) é formada pelas duplas de piloto e navegador Reinaldo Varela/Edgar Fabre e os irmãos René e Marcus Melo.

Varela tem em seu currículo títulos como o de Campeão Mundial em 2001, Campeão Brasileiro (1988, 1996, 2000 e 2002), além de vice-campeão no Rally Paris-Dakar em 2001, na categoria diesel. Ele e Fabre, atuais campeões brasileiros de rally, partem em busca do título do campeonato brasileiro de 2003 com um novo carro: a picape Mitsubishi L200 Evolution II Diesel, com a qual competem na categoria Super Production. Os irmãos Melo disputam o tricampeonato consecutivo na categoria Production a bordo de uma picape Mitsubishi L200 RIII.

O Rally do Petróleo

O Rally do Petróleo, realizado de 21 a 23 de fevereiro, em Campos dos Goytacazes, RJ, é válido pela primeira etapa da Copa Baja e também pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. A prova conta com a presença dos melhores pilotos e navegadores do país, nas categorias Motos, Carros, Caminhões e Quadriciclos. Trinta e cinco carros, quatro caminhões e cerca de 56 motos e quadriciclos participam do evento, na Praia do Farol de São Tomé.

Na primeira etapa do rally, dia 22, após o prólogo que define a ordem de largada, os pilotos percorrem 130 quilômetros, em trilhas de média e baixa velocidade, com trechos de areia, dunas, curvas e vegetação fechada. Ao final da especial (trecho cronometrado), os pilotos voltam ao circuito fechado onde foi realizado o prólogo, para uma segunda volta, denominada Super Prime, valendo tempo para classificação.

Diferente dos anos anteriores, o regulamento do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country extinguiu a classificação geral das provas. Serão premiados apenas os campeões de cada categoria.

A Copa Baja Brasil 2003 terá mais três etapas: o Rally Terra Brasil, de 19 a 22 de junho, entre o Rio de Janeiro e Porto Seguro; o Rally do Café, de 19 a 21 de setembro, em Minas Gerais, e o Rally da Energia, entre os dias 28 e 30 de novembro, em São Paulo.

-cmc-

Be part of something big

Write a comment
Show comments
About this article
Series Other rally
Drivers Klever Kolberg , Roldan Lourival , Ingo Hoffmann