(Sparta, Kentucky) Nesta quinta-feira, o piloto brasileiro Christian Fittipaldi - equipe Petty da NASCAR - participou de uma sessão de testes no circuito oval de Kentucky, nos Estados Unidos, visando a temporada 2003 da categoria que é a mais importante e mais popular na América do Norte. Christian pilotou um Dodge modelo 2002 - utilizado neste campeonato - mas com uma versão do motor que está sendo desenvolvida para o próximo ano.

O brasileiro completou 150 voltas pela pista trabalhando basicamente a resistência do propulsor. Os testes acabaram sendo abreviados por uma chuva que caiu na região do circuito. Mas, apesar disso, Christian se mostrou bastante otimista para o ano que vem. O teste também serviu para uma maior adaptação ao carro: "cada volta que completamos, nos ajuda no sentido de ir conhecendo o carro", afirmou o piloto.

Outro bastante contente com a evolução do brasileiro é Gary Putnam - chefe de equipe da Petty Enterprises: "Adaptação de Christian não vem sendo nada lenta. Aliás, pelo contrário, vem acontecendo de forma rápida. Ele realmente está se saindo muito bem", afirmou Putnam.

Temporada 2003

A programação da equipe Petty para Christian Fittipaldi em 2003 inclui a participação do brasileiro no mix envolvendo três categorias da NASCAR num ano de aprendizado na Stock Car norte-americana. Ou seja, Christian participará de provas da Winston Cup, de provas da Busch Series e, também, de algumas corridas da ARCA RE/MAX Series. "Os carros da ARCA são muito similares aos das outras suas séries, apenas usam tipos de pneu diferentes", explicou Gary Putnam.

Em 2002, Christian Fittipaldi encerrou sua participação na CART - categoria onde estreou em 1995. O brasileiro fechou a temporada com 122 pontos ganhos e a quinta colocação no campeonato de pilotos. Em oito anos e 124 provas, Fittipaldi alcançou duas vitórias (Elkhart Lake 1999 e Fontana 2000); uma pole-position (Rio de Janeiro 1999); 5 segundos lugares; 13 terceiros lugares; 6 quartos lugares e mais 8 quintos lugares. E Somou 671 pontos.

-re-