Fittipaldi o mais veloz em Daytona

(Daytona, Flórida) O brasileiro Christian Fittipaldi dominou os treinos desta terça-feira (14), da NASCAR Wisnton Cup, visando as 500 Milhas de Daytona -- prova de abertura do calendário 2003 da categoria norte-americana que acontece no dia 16...

(Daytona, Flórida) O brasileiro Christian Fittipaldi dominou os treinos desta terça-feira (14), da NASCAR Wisnton Cup, visando as 500 Milhas de Daytona -- prova de abertura do calendário 2003 da categoria norte-americana que acontece no dia 16 de fevereiro. Pilotando um Chevrolet Monte Carlo da equipe Andy Petree, Christian registrou a melhor marca do dia com a velocidade média de 183,561 mph (295,349 Km/h).

O piloto norte-americano Ryan Newman, com um Dodge Intrepid, foi o segundo mais veloz do dia com a marca de 183,408 milhas por hora. O terceiro mais veloz nesta terça-feira foi Dale Jarret, com um Ford, com a velocidade média de 183,083 mph. A pista tri-oval de Daytona tem 2,5 milhas de extensão e desde 1949, fundação da NASCAR, faz parte do calendário.

Daytona 500

Christian Fittipaldi fechou acordo com a equipe Andy Petree para participar apenas das 500 Milhas de Daytona em fevereiro. Seu contrato com a Petty Enterprises, equipe que o brasileiro defende atualmente na NASCAR, não previa sua participação na prova. Em 2003, o planejamento é a participação do brasileiro em um mix de corridas envolvendo a Winston Cup, a Busch Series e a ARCA.

Vácuo

Christian admitiu que teve a ajuda do vácuo em sua volta veloz em Daytona: "Talvez isso tenha ajudado um pouco", disse o brasileiro. "Alguém apareceu na minha frente na reta. Mas isso não importa, pois independentemente disso tinha um carro ajustado e para ficar entre os quatro melhores certamente", completou.

Aprendendo

"Quanto mais eu ando, mais eu aprendo", comenta Christian sobre sua iniciação de fato na categoria. "Estou aprendendo um pouco mais sobre as ondulações na pista, aprendendo como você pode andar muito perto do muro mesmo, aprendendo como andar cada vez mais rápido", disse.

"Não podemos esquecer que estou competindo contra piloto que já tem 10 ou 15 anos de experiência na categoria", ponderou o brasileiro. "Portanto, tenho uma desvantagem em relação a eles", finalizou.

-re-

Be part of something big

Write a comment
Show comments
About this article
Series Monster Energy NASCAR Cup
Drivers Ryan Newman , Christian Fittipaldi , Andy Petree