IRL: Giaffone ? o oitavo em Nashville

Nashville (Tenessee) _ Não foi a colocação que o piloto brasileiro esperava, mas diante de tantos acidentes e problemas com outros pilotos, o 8o lugar acabou sendo bom para o piloto da Hollywood Treadway, Felipe Giaffone no GP de Nashville, 9a...

Nashville (Tenessee) _ Não foi a colocação que o piloto brasileiro esperava, mas diante de tantos acidentes e problemas com outros pilotos, o 8o lugar acabou sendo bom para o piloto da Hollywood Treadway, Felipe Giaffone no GP de Nashville, 9a etapa da Indy Racing League 2001, que se manteve entre os cinco primeiros na categoria no ano da estréia do piloto.

Pela terceira vez neste ano a vitória ficou com o atual campeão da IRL, Buddy Lazier, que se aproxima muito do líder do campeonato Sam Hornish Jr. Com problemas em seu carro, Hornish ainda conseguiu terminar em sexto e tem agora 339 pontos, contra 299 de Lazier, uma vantagem de 40 pontos, que não é muito se levarmos em conta o generoso sistema de pontuação da categoria, que dá pontos do primeiro ao último colocado.

Scott Sharp (5o em Nashville) é o terceiro com 244, seguido de Giaffone, que tem 241 pontos, apenas 3 atrás do piloto da Delphi. Mas a corrida não foi complicada apenas para o piloto da Hollywood; o outro brasileiro Airton Daré se envolveu num imenso acidente na volta 103, quando Eddie Cheever foi fechado por Greg Ray e os dois foram para o muro. Na tentativa de desviar, Daré tocou em Mark Dismore e decolou com seu G-Force/Oldsmobile em alta velocidade antes de se chocar contra o muro. Mark Dismore e Al Unser Jr. também ficaram fora por causa do acidente. Felizmente, nenhum dos cinco se machucou no acidente que obrigou a uma bandeira amarela que durou 17 voltas. "Diante de tantas confusões e do fato de nunca termos de fato achado o acerto ideal aqui em Nashville, o oitavo lugar foi até bom. O carro balançava muito e perdia velocidade nas curvas. Não posso dizer que ainda não tenho chance de vencer na IRL, pois nessa categoria cada prova tem uma história completamente diferente", explica Felipe Giaffone. O piloto da Hollywood Treadway terá um acerto bem forte para a prova do Kentucky (10a etapa, dia 12 de agosto) e em St. Louis (etapa seguinte, dia 26 de agosto) a situação melhora ainda mais para os dois brasileiros. "Tanto eu como o Daré conhecemos muito bem o oval de St. Louis pois andamos muito tempo lá durante a Indy Lights. É uma vantagem se considerarmos que nenhum outro piloto da IRL já andou nessa pista", assegura o piloto da Hollywood Treadway.

A corrida de Nashville foi de altíssimo nível técnico com alguns pilotos se revezando na liderança e um domínio claro dos pilotos Buddy Lazier e Billy Boat. Sam Hornish foi bem até o início da segunda metade da prova, mas problemas mecânicos com o escapamento o fizeram se arrastar pela pista afim de manter pelo menos uma sexta posição, muito importante na luta pelo campeonato. Giaffone, que numa das relargadas ultrapassou quatro carros, foi perdendo rendimento após a volta 30. Com o carro instável, o piloto brasileiro chegou a ficar na 15a colocação, mas foi ganhando posições graças a uma boa estratégia de pitstops e aos acidentes que foram se sucedendo. Jacques Lazier e Robby McGehee (completamente recuperado da fratura) também fizeram ótima corrida, apesar do fato de o caçula dos Lazier ter se chocado contra o muro após a quadriculada. Outro grande destaque do sábado foi o público em Nashville. Ainda em construção (nem todas as arquibancadas ficaram concluídas) o oval do Tennessee recebeu lotação máxima: 60 mil espectadores. A terceira vitória de Buddy Lazier leva o campeonato para uma sensacional disputa entre o atual campeão (Lazier) e a grande estrela ascendente, o jovem Hornish, de apenas 21 anos. No dia 12 de agosto, o Kentucky Speedway verá Giaffone lutando por sua primeira vitória e mais um capítulo do duelo Hornish/Lazier.

<pre>

Classificação oficial da Harrah's Indy 200 - GP de Nashville da IRL (9a etapa do campeonato):

1o - Buddy Lazier - 200 voltas 2o - Billy Boat - a 10seg.629 3o - Jacques Lazier - a 1 volta. 4o - Robby McGehee - a 1 volta. 5o - Scott Sharp - a 1 volta. 6o - Sam Hornish Jr. - a 2 voltas. 7o - Shigeaki Hattori - a 3 voltas. 8o - Felipe Giaffone - a 5 voltas. 9o - Buzz Calkins - a 7 voltas. 10o - Donnie Beechler - a 10 voltas. 11o - Eliseo Salazar - a 52 voltas. 12o - Billy Roe - a 54 voltas. 13o - Robbie Buhl - a 55 voltas. 14o - Al Unser Jr. - a 97 voltas. 15o - Eddie Cheever Jr. - 98 voltas.

Classificação Geral e Oficial da Indy Racing League após 9 das 13 etapas:

1o - Sam Hornish Jr.       - 339 pontos.
2o - Buddy Lazier           -  299 pontos.
3o - Scott Sharp              -  244 pontos.
4o - Felipe Giaffone       -   241 pontos.
5o - Eliseo Salazar          -  236 pontos.
6o - Billy Boat                -  221 pontos.
7o - Buzz Calkins            - 178 pontos.
8o - Eddie Cheever Jr.     - 173 pontos.
9o - Airton Daré              -  170 pontos.
10o - Jeff Ward                -  154 pontos.

Classificação do Rookie of the Year (Estreante do Ano na IRL):

1o - Felipe Giaffone      - 241 pontos.
2o - Didier Andre          - 119 pontos.
3o - Helio Castro Neves-   64 pontos.
4o - Billy Roe                -   63 pontos.
5o - Brandon Erwin       -   40 pontos.

-AP

Be part of something big

Write a comment
Show comments
About this article
Series IndyCar
Drivers Buzz Calkins , Robby McGehee , Greg Ray , Felipe Giaffone , Eddie Cheever , Al Unser Jr. , Robbie Buhl , Shigeaki Hattori , Eliseo Salazar , Buddy Lazier , Jeff Ward , Didier André , Scott Sharp , Billy Boat , Airton Daré , Mark Dismore , Brandon Erwin , Jacques Lazier , Donnie Beechler , Billy Roe , Sam Hornish Jr. , Sam Hornis