IRL: Felip Giaffone GP de Kentucky

IRL...como nos bons tempos da Formula 1 Em 2002 categoria deve realizar pre classificação em varias provas Felipe Giaffone confiante em bom resultado mesmo sem nunca ter treinado no oval de Sparta SPORTV transmite o GP do Kentucky ao vivo às ...

IRL...como nos bons tempos da Formula 1 Em 2002 categoria deve realizar pre classificação em varias provas
Felipe Giaffone confiante em bom resultado mesmo sem nunca ter treinado no oval de Sparta
SPORTV transmite o GP do Kentucky ao vivo às 15:30 de domingo

Quando a Formula 1 ainda fazia com que os brasileiros acordassem mais cedo para vibrar na telinha e os resultados das provas não era decidido nos boxes, a categoria maxima do automobilismo tinha muitos pilotos no grid e, como somente 26 poderiam alinhar, os dez que tinham pior performance passavam por uma pre classificação momentos antes da prova. Em franca ascensão, a Indy Racing League ja anuncia que varias equipes que so dispunham de um piloto para toda a temporada, terão dois pilotos em 2002. Serão muito provavelmente os casos da Panther (de Sam Hornish Jr.), da Hemelgarn (de Buddy Lazier), da Bradley Motorsports (de Buzz Calkins) e da EPSON (de Shigeaki Hattori), isso para não falar da Hollywood Treadway, que tambem ainda estuda a possibilidade de um segundo piloto em 2002. Como os circuitos de uma milha não poderiam comportar (por questões de segurança) mais do que 24 carros na pista, os dirigentes da categoria garantem que ha boas chances de se realizar a pre-classificação para algumas provas, como Phoenix (1 milha), Richmond (0.75 milha), Nashville (1.2 milha), entre outras.

"Isso e otimo para a categoria, pois o interesse no desenvolvimento do carro e o equilibrio vai aumentar. A IRL ja tem mais ou menos isso mas so nas 500 Milhas de Indianapolis. Da gosto de correr aqui quando o pessoal sempre pensa pra frente", afirma o piloto da Hollywood Treadway, Felipe Giaffone que neste domingo (dia 12 às 15:30h) disputa a 10a etapa da IRL 2001, o GP do Kentucky, no oval de Sparta, com transmissão ao vivo e exclusivo do SPORTV (GLOBOSAT). Depois de uma negociação que durou mais de dois meses, o Canal Campeão finalmente fechou o contrato para transmissão de todas as provas da Indy Racing League deste ano e de toda a temporada 2002, incluindo as 500 Milhas de Indianapolis. "E um contrato de medio a longo prazo", afirma Willy Herrmann, da Image Net, empresa detendora no Brasil dos direitos de transmissão da categoria que mais cresceu em 2002. Para 2002 ha a opção da Rede Globo em ransmitir ao vivo as 500 Milhas de Indianapolis.

Sobre a 10a etapa da Indy Racing League, pouco se sabe sobre o oval de Sparta, no Kentucky a apenas 60km da cidade de Cincinnati, a mesma em que Guga disputa o Masters Series. "Mesmo não tendo treinado neste oval, confio no acerto que a Hollywood Treadway conseguiu para o carro do Rick", acredita Giaffone, se referindo ao segundo carro que a Treadway tera no Kentucky, pilotado por Rick Treadway, filho do dono da equipe Fred Treadway que esteve muito bem com acerto de classificação neste oval num treino realizado ha duas semanas.

Pelo que ja sabe, Giaffone enfrentara um oval muito ondulado de 1.5 milha e ja prevê um final de semana de muito trabalho. "Tem sido assim sempre. Esta temporada esta sendo um belo aprendizado para mim, mas espero sinceramente vencer uma das quatro provas que faltam para coroar esse aprendizado", afirma o piloto da Hollywood Treadway que no momento esta na briga pela terceira colocação no campeonato, mas que ainda acredita ate na conquista do vice campeonato.

"No Brasil ser vice-campeão e algo vergonhoso, em especial no futebol, mas eu vou lutar pelo vice campeonato aqui neste meu primeiro ano de IRL. Se conseguir isso em meu ano de estreia, sera mais do que honra, sera fantastico", garante o piloto.

O GP de Kentucky traz algumas novidades entre os pilotos. Alem da estreia de Rick Treadway pela equipe de seu pai, Richie Hearn correra pela Bradley Motorsports, ja com a garantia de que disputara toda a temporada regular de 2002. <pre>

Programação do GP do Kentucky - 10a etapa da IRL (sempre com o horario de Brasilia - Kentucky esta duas horas a menos no fuso horario:

6a feira - 10 de agosto 12h às 13:30h - 1o Treino Livre Oficial 16h às 17:30h - 2o Treino Livre Oficial

Sabado - 11 de agosto 11h às 12h - 3o Treino Livre Oficial (warm up do Treino de Classificação) 14h às 15:30h - Treino para formação do grid de largada do GP do Kentucky 18h às 18:30h - Warm up para o GP do Kentucky

Domingo - 12 de agosto 15:30h - largada para as 300 Milhas do GP do Kentucky 17:45h - podio do GP do Kentucky

Classificação Geral e Oficial da Indy Racing League apos 9 das 13 etapas:

1o - Sam Hornish Jr.            -  339 pontos.
2o - Buddy Lazier               -  299 pontos.
3o - Scott Sharp                -  244 pontos.
4o - Felipe Giaffone            -  241 pontos.
5o - Eliseo Salazar             -  236 pontos.
6o - Billy Boat                 -  221 pontos.
7o - Buzz Calkins               -  178 pontos.
8o - Eddie Cheever Jr.          -  173 pontos.
9o - Airton Dare                -  170 pontos.
10o - Jeff Ward                 -  154 pontos.

Classificação do Rookie of the Year (Estreante do Ano na IRL):

1o - Felipe Giaffone            - 241 pontos.
2o - Didier Andre               - 119 pontos.
3o - Helio Castro Neves         - 64 pontos.
4o - Billy Roe                  - 63 pontos.
5o - Brandon Erwin              - 40 pontos.

-THR

Be part of something big

Write a comment
Show comments
About this article
Series IndyCar
Drivers Buzz Calkins , Felipe Giaffone , Eddie Cheever , Shigeaki Hattori , Eliseo Salazar , Buddy Lazier , Jeff Ward , Didier André , Scott Sharp , Billy Boat , Airton Daré , Brandon Erwin , Richie Hearn , Billy Roe , Rick Treadway , Sam Hornish Jr.