CHAMPCAR/CART: Chuva forte marcou o GP da Austr?lia 2002

(Austrália) A chuva em Surfers Paradise foi o grande personagem do Grande Prêmio da Austrália da CART realizado neste domingo. A prova foi marcado por um sério acidente logo na largada que envolveu diretamente sete carros. Dois deles capotaram...

(Austrália) A chuva em Surfers Paradise foi o grande personagem do Grande Prêmio da Austrália da CART realizado neste domingo. A prova foi marcado por um sério acidente logo na largada que envolveu diretamente sete carros. Dois deles capotaram e os pilotos Tora Takagi e Adrian Fernandez foram levados para o hospital e liberados em seguida sem maiores problemas.

A corrida teve uma segunda largada uma hora e meia depois do acidente. A disputa transcorreu com bandeira verde até a volta 10 quando uma forte chuva caiu na região do circuito. Por razões de segurança, a direção da prova acionou a bandeira amarela e a corrida continuou sob atenção (e com o safety car) na pista até a volta 40 quando seu encerramento foi determinado.

Mario Dominguez, equipe Bettenhausen, acabou beneficiado com as estratégias de pit stops obrigatórios dos favoritos e venceu a corrida. Na segunda colocação ficou o canadense Patrick Carpentier (Forsythe). Paul Tracy, equipe Green, terminou a prova na terceira colocação.

Envolvimento

Christian Fittipaldi não se envolveu diretamente no sério acidente da primeira largada em Surfers Paradise. Porém, estava logo a frente da confusão e seu carro acabou sendo atingido na traseira danificando a suspensão. Na relargada, o brasileiro utilizou seu carro reserva que começou a apresentar problemas de motor. Depois de uma parada de boxes para tentar solucionar o problema, Christian permaneceu na pista e completou a prova na 11a colocação. O resultado lhe garantiu mais dois pontos no campeonato e a quinta colocação na tabela de classificação.

A próxima etapa da CART 2002 acontecerá no superoval de Fontana, na Califórnia (EUA), no dia 03 de novembro.

Confira o resultado final em Surfers Paradise:

1) Mario Dominguez (MEX) - Bettenhausen
2) Patrick Carpentier (CAN) - Forsythe
3) Paul Tracy (CAN) - Green
4) Kenny Brack (SUE) - Ganassi
5) Tony Kanaan (BRA) - Mo Nunn
6) Alex Tagliani (CAN) - Forsythe
7) Dario Franchitti (ESC) - Green
8) Cristiano da Matta (BRA) - Newman Haas
9) Michael Andretti (EUA) - Green
10) Michel Jourdain Jr (MEX) - Rahal
11) Christian Fittipaldi (BRA) - Newman Haas
12) Jimmy Vasser (EUA) - Rahal
13) Shinji Nakano (JAP) - Fernandez
14) Bruno Junqueira (BRA) - Ganassi

Abandonaram
15) Scott Dixon (NZL) - Ganassi
16) Oriol Serviá (ESP) - PWR
17) Tora Takagi (JAP) - Walker
18) Adrian Fernandez (MEX) - Fernandez

-cart-

Be part of something big

Write a comment
Show comments
About this article
Series IndyCar
Drivers Michael Andretti , Jimmy Vasser , Bruno Junqueira , Adrian Fernandez , Patrick Carpentier , Alex Tagliani , Christian Fittipaldi , Paul Tracy , Dario Franchitti , Scott Dixon , Tony Kanaan , Oriol Servia , Tora Takagi , Shinji Nakano , Kenny Brack , Mario Dominguez , Cristiano da Matta , Michel Jourdain , Mo Nunn