2000: Brasilia: Di Grassi marca melhor tempo

Di Grassi marca melhor tempo, Nelsinho estréia com terceiro tempo BRASÍLIA As atenções estavam todas voltadas para Nelson Ângelo Piquet, mas o paulista Lucas di Grassi, da G Force, roubou a festa na abertura dos treinos da segunda etapa do...

Di Grassi marca melhor tempo, Nelsinho estréia com terceiro tempo

BRASÍLIA As atenções estavam todas voltadas para Nelson Ângelo Piquet, mas o paulista Lucas di Grassi, da G Force, roubou a festa na abertura dos treinos da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault. Uma das revelações do kartismo nacional, Di Grassi estabeleceu o melhor tempo do dia em 1min54s658, abrindo a inesperada vantagem de sete décimos sobre o baiano Diego Freitas, da Avallone Petrobrás, o segundo mais rápido da quinta-feira. O filho do tricampeão mundial de Fórmula 1, atual líder da Fórmula 3 sul-americana, começou bem e ficou com a 3ª colocação pela Gramacho Racing em seu primeiro contato com o monoposto da Fórmula Renault.

"Até eu fiquei surpreso com a diferença sobre os demais", admitiu di Grassi, que estreou em terceiro no grid em Curitiba, mas se envolveu em acidente pouco depois da largada." Trabalhamos em equipe, trocamos informações, mas acho que também dei sorte de pegar a pista limpa em minha volta rápida", explicou di Grassi, que contabiliza uma única experiência com os 5.475 metros do traçado num teste de Fórmula Chevrolet no ano passado. Grassi entende que o bom acerto da G Force em Brasília é um trunfo, já que seus companheiros Patrick Rocha e Gustavo Sondermann classificaram-se respectivamente em 6º e 10º entre os 29 pilotos que andaram.

Nelsinho Piquet considerou o resultado geral satisfatório." Andei menos de 40 voltas, muito menos do que eu precisava para pegar a mão do carro. O Fórmula Renault é bastante diferente do Fórmula 3 a que estou acostumado. É um muito mais sensível. As receitas de acerto, portanto, não são as mesmas. Vou ter de conversar com meu engenheiro e tentar encurtar o caminho. Mas fiquei satisfeito. Apesar de a Fórmula Renault ter um nível excelente, tenho certeza que eu e meu companheiro de equipe, o Marcos Gomes, podemos ficar entre os seis melhores do grid", analisou.

Vencedor em Curitiba e líder do campeonato, o mineiro Igor Ciampi, da Vogel Motorsport, ficou em 5º, logo atrás do paranaense Kaká Domingos (RS2). O paulista Fernando Rees, que corre no Campeonato Italiano e deveria fazer seu primeiro treino, apenas acompanhou os ensaios porque a montagem do carro não foi finalizada a tempo pela Cesário Fórmula. Os treinos prosseguem nesta sexta-feira, com mais duas sessões de uma hora.

A Copa Clio também voltará a treinar, desta vez reunindo todos os pilotos. Hoje, apenas aqueles que não compareceram à prova-exibição em Brasília fora autorizados a testar. O mais rápido foi o pernambucano Bruno Santos, com o tempo de 2min29s807.

Os melhores da quinta-feira em Brasília:

1  Lucas di Grassi (G Force), 1min54s658 (171,903 km/h)

2 Diego Freitas (Avallone Petrobrás), 1min55s406
3 Nelson Ângelo Piquet (Gramacho Racing), 1min55s477
4 Kaká Domingos (RS2), 1min55s721
5 Igor Ciampi (Vogel Motorsport), 1min55s776
6 Patrick Rocha (G5R-M4T), 1min55s812
7 Allam Khodair (Dragão Motorsport), 1min55s812
8 Pedro Araújo (Vogel Motorsport), 1min55s912
9 Kiko Motta (Motta Racing), 1min55s998
10 Gustavo Sondermann (G Force), 1min56s113

- www.pitstop.com.br

Be part of something big

Write a comment
Show comments
About this article
Series Formula Renault
Drivers Pedro Araujo , Lucas di Grassi , Fernando Rees , Patrick Rocha , Allam Khodair , Marcos Gomes