F3

Europ?ia: V?tor desembarca na espara a ?ltima etapa

Vítor desembarca na Espanha para a última etapa da F-3000 européia Brasiliense vem subindo de produção na categoria e promete fazer das tripas coração para conquistar a vitória na prova de domingo em Valência & ...

Vítor desembarca na Espanha para a última etapa da F-3000 européia

Brasiliense vem subindo de produção na categoria e promete fazer das tripas coração para conquistar a vitória na prova de domingo em Valência

“Tenho três opções: vencer, vencer ou vencer”. O comentário é do piloto brasiliense Vítor Meira e diz respeito à realização da oitava e última etapa do Campeonato Europeu de Fórmula 3000. A prova do próximo domingo (14) em Valência, na Espanha, vai representar sua última chance de manter a série de pelo menos uma vitória por temporada desde que deixou o kart para estrear no automobilismo, em 1996, competindo na Fórmula Renault européia.

O título europeu deste ano já foi definido. É de outro brasileiro, o paulista Felipe Massa, que venceu cinco das sete corridas já disputadas e está flertando a Sauber para estrear na Fórmula 1 em 2002. Vítor, que nas quatro primeiras provas deste ano enfrentou problemas, não tem pretensões quanto à classificação final do campeonato, mas prioriza a conquista da vitória com vistas às negociações que mantém com times de várias categorias para a próxima temporada.

O piloto da Drugovich/Band terminou a última prova, disputada na pista alemã de Nürburgring no dia 16 do mês passado, em terceiro lugar. Com isso, assumiu o sexto lugar na tabela de pontos. Contudo, a desclassificação do italiano Alessandro Piccolo, quarto colocado naquela etapa, o fez subir mais uma posição. Matematicamente, o máximo que pode almejar é o quarto lugar na classificação final do campeonato, desde que confirme a expectativa de vitória.

CAMPANHA DIFÍCIL
Vítor Meira enfrentou dificuldades no início da temporada da F-3000 Européia. Em Vallelunga, abandonou com a bomba de combustível pifada, já na segunda volta. Em Pergusa, foi a centralina do carro que o deixou a pé, com 10 voltas de corrida. Em Monza, o eixo-piloto quebrou antes da largada e o tirou da corrida. Em Donington Park, na Inglaterra, mais problemas com a bomba de combustível, que o deixou a pé na 12ª volta, quando era segundo colocado.

As coisas começaram a melhorar em Zolder, na Bélgica, com a segunda colocação. Na corrida seguinte, em Ímola, se envolveu num acidente e, em boa corrida de recuperação, terminou em quinto, após ganhar 11 posições. Em Nürburgring, largou e terminou em terceiro lugar.“ Começamos a trilhar o caminho certo quando a temporada chegou à metade foi quando os resultados começaram a aparecer. Agora, só falta a vitória. Quem sabe em Valência”, torce.

Desde a prova em Nürburgring, o piloto da Drugovich/Band passou três semanas no Brasil, onde manteve vários contatos com seus patrocinadores.“ As decisões para 2001 saíram um pouco tarde e o resultado disso foi que começamos nosso trabalho depois das outras equipes. Não fiz a pré-temporada e isso me prejudicou bastante na fase inicial do campeonato. Tenho que evitar esse tipo de problema para 2002”, considera o brasiliense.

CLASSIFICAÇÃO
Faltando uma etapa para o encerramento da temporada, a classificação da F-3000 européia é: 1o) Felipe Massa, 50 pontos; 2o) Thomas Biagi, 29; 3o) Alex Muller, 26; 4o) Salvatore Tavano, 20; 5o) Alessandro Piccolo e Vítor Meira, 12; 7o) Romain Dumas, 7; 8o) Pólo Villaamil, 6; 9o) Ettienne Van der Linde, Max Busnelli e Michael Bentwood, 4; 12o) Gabriele Gardel, 3; 13o) Yannick Schroeder, 2; 14o) Luca Vacis, Giovanni Montanari e Leonardo Nienkötter, 1.

-mz-

Be part of something big

Write a comment
Show comments
About this article
Series F3
Drivers Felipe Massa , Romain Dumas , Yannick Schroeder , Thomas Biagi , Michael Bentwood , Gabriele Gardel , Salvatore Tavano , Alex Muller , Vitor Meira
Teams Sauber